domingo, 22 de setembro de 2013

O Azarão - Markus Zusak



Resumo do Livro:

Cameron Wolfe tem 15 anos e três irmãos mais velhos. São eles: Steve, que na visão de Cameron, é um vencedor; Sarah, que está sempre de amasso com um novo namorado, e Ruben, que é o seu companheiro de peripécias, com quem ele se junta para planejar as próximas armações, das quais só os perdedores são capazes. Eles são gente comum, trabalhadores sem muito recursos, mas como diz a própria sinopse, eles são isso, sim, e muito mais.

Então temos pela frente um livro narrado unicamente por um menino e, de cara, fica claro que, muito mais do que um adolescente típico, temos um cara infeliz com sua vida e suas atitudes. Ele não concorda com o que faz e percebemos que são conflitos de uma maturidade em formação, com as inseguranças e inconsequências dos jovens. A diferença de Cameron é que, mesmo sabendo que é um azarão, ele tenta de todas as formas ser alguém melhor.

Como todo adolescente que luta, ele resolve trabalhar de ajudante do pai e assim acaba conhecendo Rebecca Conlon, a garota de seus sonhos. Ela é tudo e muito mais do que pode querer e ele sabe que, para tentar consegui-la, terá de deixar de ser um perdedor para virar um vencedor.

O autor declara que esse livro tem algo de autobiográfico. Chego a ter certeza que sim, pois o livro é introspectivo e ao mesmo tempo tem algo inquietante, com uma narrativa leve e sem tanta profundidade, com momentos engraçados, com tiradas bem legais, que só quem viveu aquilo é capaz de descrever.

Posso dizer que não chega a ser introspectivo e arrebatador estilo John Green, também não sei se é essa a intenção do autor, mas chega perto, bem perto. A única coisa que acho que não faz o livro ser um grande sucesso é o final, que achei um tanto vago, inacabado. Durante a leitura, achei que o Cameron pudesse ser digno de um encaminhamento melhor de sua vida, mas como o livro é uma trilogia, lerei o próximo para saber como as coisas se desencadearão.

Bom, como citei acima, Azarão é o primeiro livro de uma trilogia chamada Irmãos Wolfe. O próximo livro é Bom de Briga, que já tenho em mãos e em breve trarei a resenha dele para que vocês possam conferir. O livro é fininho, tem 175 páginas e a cada trecho narrado temos o relato de um sonho do Cameron; isso faz com que a narrativa fique mais intimista e real.

Bom, posso dizer que recomendo a leitura desse livro muito legal, onde a narrativa é o diferencial, com trechos em que o narrador conversa com o leitor, deixando tudo ainda mais inspirador e interessante. Indico em especial aos jovens rapazes, que com certeza terão muitas identificações com o personagem principal e seus irmãos e amigos.

Boa leitura, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já leu, ou pretende ler este livro, e tiver alguma dúvida...é só perguntar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...