domingo, 22 de setembro de 2013

Bom de Briga - Markus Zusak



Resumo de Livros:


Bom de Briga é o segundo volume da trilogia dos Irmãos Wolfe; o livro anterior chama-se Azarão e você pode ver a resenha clicando aqui. Foi escrito por Markus Zusak, australiano que teve uma adolescência bem parecida com a dos personagens da trilogia. 

Este livro é uma publicação da Editora Bertrand e o próximo e último livro da trilogia jê tem nome e capa, será A Garota que Eu Quero.

Bom, o livro começa mais ou menos de onde o anterior parou. A vida continua uma droga, só que agora pior. O pai está desempregado, a mãe e a irmã tentando arcar com todas as despesas, já que o filho mais velho cansou de tentar convencer o pai a pegar o seguro desemprego, que para ele é o fim da dignidade de um homem. Então os rapazes seguem sua sina de sobreviventes, vivendo um dia de cada vez e procurando um propósito na vida. Seguem tentando fazer alguma coisa útil, mas o resultado de fazer algo estúpido é sempre uma estupidez.

Então agora Cameron e Ruben, depois de não aguentar mais os insultos que o pessoal da escola faz contra a família Wolfe, decidem que as coisas não podem mais continuar como estão. Assim, aceitam a proposta de um agenciador de lutas e tornam-se lutadores de boxe. Será que agora eles conseguirão deixar de serem perdedores? Enquanto Ruben é o mais talentoso e também um vencedor, Cameron continua com seus dramas e aflições internas que o impedem de aceitar que nem sempre quem ganha é o vencedor.

“Mas nenhum de nós sabe, porque uma luta não vale nada se você sabe desde o início que vai ganhar. São as lutas no meio disso que põem você à prova. São as que trazem perguntas com elas.”
Nem preciso dizer que agora tudo fica cheio de ação, mas sem perder os momentos de reflexão. Temos ainda mais momentos em que se percebe que o que vale mesmo na vida é o que se dá e se tem de quem se ama. As batalhas diárias da classe trabalhadora são a maior evidência do quanto o ser humano é frágil, mas nem assim perde a esperança.

Os valores familiares estão muito mais presentes e é com essa base sólida, de amor e amizade verdadeiros, que os lutadores da Família Wolfe conseguirão abrandar o sofrimento da péssima condição financeira e da falta de um futuro promissor.

O livro é inspirador e, continuo repetindo que, se você leu o primeiro e não gostou, precisa ler o segundo para que tudo faça sentido. A sequência da obra de Zusak é uma maravilha e aguardo ansiosamente pelo desfecho maravilhoso que está por vir, pois tive a certeza de que a melhora na qualidade da narrativa e dos fatos foi propositalmente feita pelo autor e que muito mais ainda está por vir.

Recomendo em especial para quem gosta de livros e histórias que beiram ou adentram a realidade. Acho que é especial para os meninos, particularmente os jovens, pois Cameron e Ruben vivem exatamente essa idade de tantas confusões.

“Rube, Miffy e eu.

– Somos lobos. – É a última coisa que fala. – Com certeza, os lobos estão no topo da cadeia alimentar. Eles têm que comer os lulus-da-pomerânia, não passear com eles.

Ainda assim, é o que fazemos.

Nunca aceite levar o cachorro anão do vizinho para passear. Confie em mim.
Você não vai se arrepender.com o personagem principal e seus irmãos e amigos.
Boa leitura, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você já leu, ou pretende ler este livro, e tiver alguma dúvida...é só perguntar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...